Dra. Maiara Vieira - Advogada Trabalhista

OAB/SP 448.958

09h00 - 18h00

Aberto de Segunda a Sexta

(11) 94346-8673

Fale Conosco e tire suas dúvidas

OAB/SP 448.958

Você sabe como funciona o casamento?

Como funciona o casamento

Vocês têm a real noção do que é um casamento? Sabem as mudanças que ele causa na sua vida? Vem comigo que quero esclarecer pontos importantes.

O casamento é muito mais sério do que muitas pessoas imaginam. Casamento é um contrato jurídico que gera efeitos de ordem pessoal, social e patrimonial.

Efeito na esfera pessoal

A legislação impõe deveres entre os cônjuges de fidelidade reciproca, coabitação, assistência e respeito mutuo, sustento e guarda dos filhos. Aqui vale lembrar que o direito, em especial o direito de família sempre acompanha a evolução social, assim ainda que o casal decida morar em casas diferentes o casamento não estará descaracterizado.

Curiosidade: A união estável não exige fidelidade, exige lealdade. Principalmente não exige a coabitação como muitos podem pensar.

>> Veja o artigo sobre união estável.

Efeito na esfera social

Nesse ponto estamos falando dos efeitos em relação a terceiros. Podemos citar como principal exemplo a alteração do estado civil. Além dos noivos ganharem parentesco por afinidade com os parentes do outros, de forma limitada, apenas com ascendentes (mãe, pai), descendentes (filhos) e irmãos.

Curiosidade: O grau de parentesco pela afinidade não é dissolvido mesmo que ocorra a separação ou morte do parceiro, ou seja, não existe ex sogro, ex sogra, ou ex enteado. Além de gerar um impedimento para casamento entre eles eternamente. Lembrando que essa regra é limitada aos parentes de linha reta, podendo ocorrer novo casamento com ex cunhado (linha colateral), pois o vínculo nesse caso é dissolvido.

Primos podem casar?

A resposta é sim, pois o código civil proíbe o casamento de parentes até 3° grau. Primos são parentes colaterais de 4° grau.

Efeito na esfera patrimonial

Aqui é o ponto crucial, normalmente dá muito problema quando o casal não é bem orientado antes de formalizarem a união.

Estamos falando sobre o regime de bens que será adotado para o casamento.

Tipos de regimes:

  • Comunhão universal de bens;
  • Comunhão parcial de bens;
  • Separação total de bens;
  • Separação obrigatória de bens;
  • Participação final nos aquestos.


>> Você conhece todos os regimes de bens do casamento?

É recomendável que os noivos procurem um advogado especialista em direito de família para esclarecer as dúvidas e encontrarem a melhor solução, sendo realizado um pacto antenupcial, o que evitará no futuro problemas de ordem econômica.

O regime adotado não pode ser confundido com direito sucessórios. O casamento dá ao cônjuge sobrevivente o status de herdeiro ou meeiro dependendo do regime optado.

Somente o regime de separação obrigatória ou total de bens da direito a um dos cônjuges de vender ou agravar bem sem autorização do outro, ou ainda ser fiador e fazer doação. Essa autorização necessária para os demais regimes tem o nome de outorga uxória.

Precisando de um advogado especializado para tirar dúvidas sobre o casamento?

Compartilhe este Conteúdo

Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Dra. Maiara Vieira

Dra. Maiara Vieira

Advogada Trabalhista e Civil - OAB/SP 448.958
Formada em gestão de recurso humanos, o que lhe deu uma visão ampla sobre as rotinas empresárias e a forma como as empresas e os empresários agem com seus funcionários no âmbito trabalhista.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Plus loading...

Buscar Artigos

Artigos Relacionados

Chamar no Whatsapp
1
Precisa de Ajuda?
or scan the code
Dra. Maiara Vieira
Olá,
Como posso te ajudar?